O Instituto Créditos do Bem nasceu com o propósito de ajudar!

O Instituto

O Instituto Créditos do Bem

É uma organização sem fins lucrativos constituída para aportar Tecnologia & Inteligência Financeira na arrecadação de recursos para serem empregados exclusivamente em ações de sustentabilidade social e ambiental.

Nossa História

1973

Desde 1973, uma entidade não governamental chamada Instituição Beneficente José de Mococa, fundada por José Gomes Sola, vem desenvolvendo um grande trabalho de assistência social e espiritual junto a comunidade carente da Zona sul de São Paulo – Parque Bristol, nas proximidades do Parque do Estado, Jardim Zoológico e Simba Safari.

No final de 1999, José Mário Ribeiro Jr. fundou a empresa Grupo Check para atuar no setor de Tecnologia & Serviços Financeiros, com apenas 15 funcionários e um modesto orçamento. Embora muito pequena, a empresa entendia que seu crescimento e sucesso empresarial poderiam andar de mãos dadas com as ações sociais que trouxessem impacto positivo na vida das pessoas e nas comunidades menos favorecidas assistidas pela empresa.

1999

2000

No ano de 2000, entre tantos outros trabalhos, a instituição José de Mococa assistia cerca de 120 famílias, conseguindo matricular suas crianças nas escolas públicas da região. O problema era que essas crianças passavam meio período nas escolas e o restante do dia ficavam nas ruas da comunidade, expostas ao assédio das drogas e violência infantil.

Como solução, juntamos as boas intenções do Grupo Check às necessidades materiais do instituto José de Mococa. Para ampliar a rede de assistência, surgiu a oportunidade de construir um local com seu espaço pensado para abrigar essas crianças por meio período, trocando seu tempo de exposição nas ruas da comunidade por reforço escolar, bons exemplos e boa alimentação. Assim, foram viabilizados os recursos financeiros e mobilizadas as pessoas da comunidade que se envolveram na construção de mais um andar na sede da Instituição José de Mococa, com três salas de aulas, sanitários, cozinha e salão de convívio. Em outubro de 2001 foi inaugurado o Centro de Convivência Infantil José de Mococa, com 40 crianças matriculadas, 2 professores, 2 cozinheiras e 1 auxiliar de serviços.

2001

2012

Com a missão de democratizar o acesso às tecnologias de meios de pagamento a todas as entidades assistenciais que quisessem adota-las, criamos o instituto Créditos do Bem. Esta “modesta obra” serviu de alicerce para o desenvolvimento de um modelo sustentável, onde mais doadores foram engajados no projeto e mais crianças foram atendidas, girando assim a grande engrenagem da prática do Bem.

Foram iniciadas as obras de uma nova sede, com instalações e prédio pensado para assistir de forma confortável e acolhedora as crianças do projeto em curso. Essa nova sede tem capacidade para atender até 300 crianças.

2014

2019

O Instituto Créditos do Bem cria uma coordenadoria de Microcrédito, visando ajudar a comunidade atendida (familiares das crianças matriculadas) a desenvolver o empreendedorismo na comunidade.

Transparência

Acreditamos que a transparência é também uma forma de divulgar e de ser reconhecido pelos esforços que fazemos para manter o CCI José de Mococa.

Nossos Parceiros

Como posso ajudar?

Doe Agora!Saiba mais